Caetité, BA – Ministério Público e do Trabalho interditam embalagem de yellow cake e multam INB por contaminação

by

 

Por racismoambiental, 01/08/2011 09:11

Dando continuidade à Operação Corcel Negro, contra desmatadores, carvoeiros e outros responsáveis por grandes impactos sobre as populações e os territórios, uma grande comitiva do Ministério Público e do Ministério do Trabalho visitou ontem Caetité, Bahia. Liderado pela Procuradora Luciana Cury (da área ambiental do MP da Bahia) e pela Procuradoria do MPT de Vitória da Conquista, o grupo visitou as instalações da INB -Indústrias Nucleares Brasileiras e o local de mineração do urânio, contando com a participação, no local, das Polícias Ambiental e Rodoviária, do CREA, IBAMA e FUNASA.

Os dois representantes do Ministério do Trabalho e Emprego interditaram, de imediato, as operações de embalagem do diuranato de amôno (yellow cake), assim como a reembalagem (como ocorreu com a carga de 90 toneladas trazida da Marinha / Aramar em Iperó/São Paulo, que gerou um grande protesto da população da região. Essa operação ocorreu na base da improvisação, tanto que o material está agora em novas bombonas, dentro de containers marítimos armazenados na empresa, aguardando ordem para embarcar para a França.

Também foram lavrados cinco Autos de Infração voltados para a proteção da saúde dos trabalhadores e notificação para a aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho, que tem sido sistematicamente negada. Um dos autos é referente a informação das doses a que os trabalhadores têm sido expostos, que também tem sido negada, bem como o direito ao acompanhamento de saúde e tratamento vitaliciamente, conforme previsto na Convenção 115 da OIT-Organização Internacinal do Trabalho.

http://racismoambiental.net.br/2011/08/caetite-ba-ministerio-publico-e-do-trabalho-interditam-embalagem-de-yellow-cake-e-multam-inb-por-contaminacao/

Anúncios

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: