França prepara transporte de resíduos nucleares para a Alemanha

by
27.10.2010
AFP

O grupo nuclear francês Areva, em La Hague, na Mancha, começou a transferir resíduos nucleares para a estação de comboios de Valognes, a 35 quilómetros. Daqui, aquele que a Greenpeace considera o comboio ferroviário “mais radioactivo” de sempre, vai partir para a Alemanha.

Um porta-voz da Areva confirmou à AFP as informações da organização ecologista, segundo a qual cinco dos onze camiões previstos para transferir estes resíduos – resultantes do reprocessamento de combustíveis alemães em La Hague – já chegaram à gare de Valognes.

Segundo Yannick Rousselet, especialista em nuclear na Greenpeace em França, a partida do comboio radioactivo está prevista para 5 de Novembro.

Se o volume deste comboio for comparável ao do último comboio de resíduos vitrificados que partiu de La Hague para a Alemanha em Novembro de 2008 (123 toneladas), a radioactividade total “é um recorde”.

“Estes resíduos resultam de combustíveis alemães que tiveram uma taxa de utilização mais importante do que os anteriores (foram utilizados durante mais tempo) e, por isso, são mais radioactivos”, explicou Rousselet.

Christophe Neugnot, director de comunicação da Areva-La-Hague, garantiu que “a próxima viagem de regresso à Alemanha está perfeitamente dentro das normas das últimas viagens”.

Rousselet já preveniu que está prevista “a maior mobilização contra o nuclear da história” naquela região.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: