Argentina anuncia que poderá enriquecer urânio em 2011

by
A partir de Novembro de 2011, a Argentina terá o domínio completo da tecnologia necessária para o enriquecimento do urânio, entrando para o grupo de países capazes de administrar um programa nuclear voltado para fins pacíficos. A tecnologia inclui não apenas a produção e o enriquecimento do urânio, mas também a utilização controlada dos seus resíduos.

De acordo com a presidente Cristina Kirchner, que fez o anúncio ao reinaugurar a fábrica do complexo tecnológico de Pilcaniyeu, o programa nuclear argentino assume a condição de política de Estado.

O complexo tecnológico de Pilcaniyeu, localizado na Província (Estado) de Rio Negro, é administrado pela Comissão de Energia Atómica da Argentina e estava desactivado desde 1990, quando o país optou pelo petróleo e gás como fontes de energia. Na época, esses eram produtos mais baratos e abundantes do que a energia nuclear. Agora, Cristina Kirchner reconheceu que a energia alternativa produzida pelo urânio não deveria ter sido desprezada.

Estamos a devolver ao país um direito do qual nunca deveríamos ter renunciado porque isso significou deixar de lado um recurso estratégico. Vamos recuperar uma década perdida.

Ao anunciar a reabertura da fábrica de Pilcaniyeu, a presidente convocou a população para apoiar o compromisso do governo de desenvolver o seu programa nuclear pacífico como um direito da Argentina ao avanço tecnológico.

Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=475357

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: