Greenpeace realiza protestos na Itália contra a construção de Angra 3

by
Por Redação. – 23.10.2010 às 14:04:00 – 275 Views

ROMA (ANSA) – Vinte e nove cidades italianas foram hoje cenários de protestos de ativistas do Greenpeace, que exigem ao grupo BNP Paribas, que na Itália controla o Banco Nacional do Trabalho, que “freie seus investimentos radioativos, em particular a central nuclear Angra 3, no Brasil”, considerada por eles “obsoleta e perigosa”.

Os voluntários, que realizam mobilizações desde a última semana, distribuíram neste sábado panfletos com informações às pessoas e delimitaram o ingresso às entidades financeiras com cartazes que traziam a frase “Parem os investimentos radioativos”.

Angra 3 “usa tecnologia velha, precedente do desastre nuclear de Chernobyl, que não podia ser construída na Europa porque está fora das normas”, denunciou Domenico Belli, responsável pela campanha Energia e Clima do Greenpeace Italia.

A Usina Nuclear Angra 3, cujo projeto esteve parado por mais de 20 anos — logo após a tragédia na Ucrânia, ocorrida em 1986 — e foi retomado recentemente, deverá entrar em funcionamento até o fim de 2015, de acordo com informações brasileiras.

“Cerca de 70% da tecnologia presente neste local pertence à época e claramente não responde aos critérios de segurança atuais. Toda tentativa de adaptar a usina Angra 3 com os critérios atuais, não apenas teria altos custos, mas tampouco certezas de se ter chegado ao objetivo”, continuou o manifestante.

O Greenpeace Italia denunciou ainda que até o momento não foi feita “nenhuma análise de risco” na área da construção.

Fonte:http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=30193

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: