Energia eólica pode suprir 20% de demanda global em 2050, diz estudo

by

São Paulo, 14 de Outubro de 2010 – 10:00

Associação defende que o setor pode gerar 3 milhões de novos empregos

Da redação

Crédito: Getty Images

A energia gerada a partir dos ventos tem capacidade para responder por 12% da demanda mundial em 2020 e por 22% desse consumo em 2030. A previsão consta de estudo divulgado pelo Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês) e pelo Greepeace nesta terça-feira (12/10).

O documento, chamado Global Wind Energy Outlook 2010 (GWEO 2010), afirma que a fonte será um ponto chave para atender o crescente consumo de energia do mundo e ao mesmo temo evitar as emissões de gases ligados ao efeito estufa. Essa redução nas emissões seria de 34 bilhões de toneladas nos próximos vinte anos.

Os especialistas também acreditam no desenvolvimento eólico como um fator para aquecer a economia. Segundo os cálculos apresentados, a indústria da energia verde já ocupa mais de 600 mil pessoas no mundo, entre empregos diretos e indiretos. A expectativa é que, até 2030, o número de vagas abertas pela indústria do vento ultrapasse as três milhões em todo o globo.

“Em 2030, o mercado pode ser três vezes maior do que hoje, levando a investimentos de 202 bilhões de euros. (Isso significaria) uma nova turbina eólica (sendo instalada) a cada sete minutos”, analisa Sven Teske, especialista sênior em energia do Greenpeace. Segundo ele, hoje a taxa de crescimento da indústria é de uma nova turbina a cada meia hora – sendo que, destas, uma é instalada na China.

Fonte: Jornal da Energia

 

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: