Alarmante: activistas entram em base nuclear belga

by

Activistas do movimento Vredesactie entraram ilegalmente na base aérea de Kleine Brogel (KB), na Bélgica, e conseguiram chegar a um bunker que abriga armas nucleares. A informação foi ontem revelada num comunicado daquele movimento que publicou no seu site internet imagens do interior da base para “protestar e alertar para a falta de segurança das instalações”. Um vídeo, efectuado no interior de Kleine Brogel, encontra-se igualmente disponível.
Os activistas do Vredesactie, uma associação que milita pela paz, conseguiram inspeccionar sem serem incomodados a maioria dos 26 hangares utilizados por três esquadrilhas belgas de F-16 Falcon e onde se encontram sistemas WS3.
Kleine Broegel é igualmente utilizada pelo 701° Munitions Support Squadron da USAF, a força aérea norte-americana.
“O bunker onde se encontram as armas nucleares é subterrâneo. Mas depois de termos consultado o painel de controlo dentro do hangar, sabemos que o bunker está ali e que ele continua a ser utilizado”, explicou Hans Lammerant do movimento Vredesactie sublinhando que os activistas só não entraram “porque havia um sistema de alarme”.
“Senhor Presidente (Barack Obama) estime-se feliz porque somos pacifistas”, avisam os responsáveis do Vredesactie.
De acordo com os activistas, a falta de segurança das instalações, à primeira vista, “não significa que se pode roubar uma arma nuclear sem ser visto” mas que esta incursão – a primeira no mundo numa base onde se encontram armas nucleares – revela que “as armas nucleares e os soldados que nelas trabalham são vulneráveis a ataques com armas pequenas, RPG’s ou explosivos”.
“Um ataque terrorista que vise destruir as armas nucleares ou assumir o controlo delas,” é possível, conclui o comunicado dos activistas.

“Nuclear Terrorism : proof of concept” o video de Kleine Brogel

 

Fonte : http://www.duartelevy.eu/?p=2879

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: