1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear

by

O 1º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear vai acontecer em Maio 2011 no Rio de Janeiro e em Junho 2011 em São Paulo. O Festival pretende informar a sociedade e estimular produções independentes audiovisuais sobre energia nuclear e todo o ciclo nuclear, os riscos da radioatividade e especialmente sobre exploração, mineração e o processamento de Urânio. Toda sociedade, todo povo tem o direito de escolha. Mas para decidir, é necessário informação. Acreditamos que informação independente é essencial  para o cidadania global. Informação independente é o básico para decisões independentes. 
O segundo objetivo do Festival é a criação do Arquivo Amarelo. A cor amarela é o símbolo da energia nuclear. Até o momento a maioria dos documentários independentes sobre este assunto é produzido em línguas não lusofônicas, geralmente em inglês, alemão e francês. O Arquivo Amarelo será a primeira cinemateca de filmes sobre energia nuclear legendados em português e estará disponível para escolas, universidades e interessados em geral, sem fins lucrativos. Deste modo, o Festival vai continuar a viajar por todo o Brasil, América Latina e mundo lusofônico. Além de atrair o público cinéfilo, o Festival contará com a presença de cineastas e jornalistas nacionais e internacionais. Também será dada uma atenção especial ao público escolar, havendo sessões especiais para escolas públicas e privadas. 
Também estão planejados eventos parelelos ao Festival: Debates e palestras sobre Energia Nuclear com convidados – especialistas e ativistas nacionais e internacionais do movimento contra mineração de urânio e pessoas afetadas pela mineração de urânio ou por outras instalações do ciclo nuclear. Exposição nuclear no famoso Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, com cartazes dos movimentos sociais no mundo sobre Energia Nuclear, abrangendo o período de 1970 até 2010. E uma exposição com fotos do maior acidente radioativo em área urbana do mundo, Goiânia, 1987.
Nós acreditamos que o Festival Urânio em Movi(e)mento é muito importante não só para o Brasil, como também para a América Latina e especialmente para os outros países lusofônicos na Europa, África e Ásia. O evento vai ajudar a discutir a questão nuclear global. O Rio de Janeiro não é apenas o centro de energia nuclear do Brasil, mas também será a sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016. E não podemos esquecer que em 2012 o Rio de Janeiro irá comemorar 20 anos do Earth Summit 1992 (ECO 92) e com a sua ajuda iremos realizar, paralelo à Rio+20, o 2º Festival Internacional de Filme sobre Energia Nuclear no Rio de Janeiro.
Márcia Gomes de Oliveira
 Norbert G. Suchanek
Contato
Site: http://www.uraniumfilmfestival.org/
Email: info@uraniumfilmfestival.org
Fonte: http://perigoconcreto.blogspot.com/2010/10/1-festival-internacional-de-filme-sobre.html
Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: