Eletronuclear enfrenta MPF

by

 

O diretor-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro, enviou ofício ao Procurador da República, Fernando Lavieri, afirmando que não vai cumprir a recomendação do órgão de paralisar as obras da termonuclear Angra 3. Segundo Pinheiro, a Eletronuclear é regulada pela CNEN e por isso a proposição de medidas cabíveis deve ser feita apenas ao órgão regulador.
 O MPF recomendou à CNEN e à Eletronuclear no último dia 9 que interrompessem as obras da usina até que sejam estudadas alternativas para prevenir ou reduzir os efeitos de acidentes severos. O órgão alega que pelas normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), a CNEN deveria ter exigido esse estudo.

No ofício, o executivo explica que tais normas não são mencionadas quando existem regras específicas de países tecnicamente desenvolvidos de onde a empresa projetista de instalação é originária, citando exemplos dos EUA, Alemanha, Japão e frança. As normas têm sido aplicada apenas em países sem experiência prévia em energia nuclear, como os Emirados Árabes.

http://energiahoje.com/online/eletrica/termo/2010/08/18/416012/eletronuclear-enfrenta-mpf.html

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: