Explosão nuclear é solução para vazamento de óleo, diz russo

by

Uma explosão nuclear seria a solução mais simples e barata (se comparada com os US$ 2,3 bilhões já gastos pela British Petroleum) para conter o vazamento de petróleo no Golfo do México, na opinião do ex-ministro da Indústria e Energia Nuclear russo Viktor Mikhailov. “Eu não sei o que a BP está esperando, eles estão desperdiçando seu tempo. Uma única explosão nuclear com capacidade de 10 quilotons e o problema estaria resolvido”, disse o físico em entrevista à Reuters.
Tanto o governo americano quanto a BP já rejeitaram repetidas vezes a ideia de uma explosão – nuclear ou não – para conter o vazamento, apesar de as falhas constantes na série de tentativas feitas pela companhia para sanar o problema e evitar que o desastre seja ainda maior.
Mikhailov não é o único a defender a medida. Milo Nordyke, um dos mentores das pesquisas nucleares americanas com fins pacíficos nas décadas de 60 e 70, acredita que a explosão nuclear é uma solução lógica para resolver o problema. Matthew Simmons, consultor de energia do governo George W. Bush, é outro a defender a explosão. Até o ex-presidente Bill Clinton manifestou apoio a uma explosão – embora utilizando materiais convencionais – para conter o vazamento.
Alguns especialistas, no entanto, são menos otimistas sobre uma explosão nuclear. Um russo da exportadora Rosneft que falou à Reuters em condições de anonimato disse que os EUA devem ignorar a opção. “Isto traria Chernobyl para a América”, disse.
Vladimir Chuprov, do escritório do Greenpeace em Moscou, foi ainda mais enfático. Ele afirma que vários dos vazamentos de gás na Rússia controlados momentaneamente por explosões acabaram voltando mais tarde. “Eu recomendaria que a comunidade internacional não ouvisse a Rússia, especialmente aqueles que levantam ideias malucas”, disse.

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: