Radiação incomum é sentida entre Coreias

by
Terça-feira, 22 de junho de 2010 – 12h49

Yu Myung-hwan, ministro da Ciência sul.coreano, e Wu Dawei, responsável chinês sobre assuntos nucleares.

SEUL – Radiação anormal foi detectada próxima da fronteira entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, dias após a Coréia do Norte afirmar no mês passado que havia aprimorado sua tecnologia nuclear, declarou ontem o ministro da Ciência da Coréia do Sul. 

O ministro disse que não conseguiu descobrir a causa da radiação, mas acredita em um possível teste nuclear subterrâneo feito pela Coréia do Norte. O ministro não citou evidências de fortes terremotos que costumam seguir explosões atômicas.

No dia 12 de maio, a Coreia do Norte alegou que seus cientistas haviam obtido sucesso ao criar uma reação de fusão nuclear – tecnologia necessária para fabricar uma bomba de hidrogênio. A tecnologia poderia também algum dia oferecer energia limpa ilimitada, porque ela produz pequenas quantidades de lixo radioativo, diferente da fissão, usada em reatores nucleares. Especialistas sul-coreanos duvidaram de que a Coreia do Norte realmente havia conseguido esse avança. Cientistas do mundo inteiro vem realizando experimentos com fusão durante décadas, mas essa tecnologia ainda precisa ser desenvolvida para se tornar uma alternativa energética viável.

 No dia 15 de maio, entretanto, a concentração atmosférica de xenônio – um gás inerte produzido após uma explosão nuclear ou por um vazamento radioativo em alguma fábrica de energia nuclear – no lado sul-coreano da fronteira entre as Coréias estava oito vezes maior do que o normal, segundo o ministro da Ciência da Coréia do Sul.

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: