Por que devemos lutar contra as Usinas Nucleares?

by

Postado por antoniel-adm on domingo, 14 de março de 2010

Por que não resolvemos o problema da superpopulação do planeta matando pessoas? Por que não vivemos todos em cabanas sem gastar energia? Por que não vamos todos de uma cidade para outra usando um jegue? Por que não devemos proliferar a energia nuclear? Respondo: PORQUE TEMOS OUTRAS ALTERNATIVAS!

Alguém lembra como surgimos neste planeta? Plantas e animais nos dão exemplos desde os tempos remotos. Todos os seres na maioria absoluta dos ecossistemas existentes na Terra utilizam de forma direta ou indireta a Energia Solar. Pergunto-me quase todos os dias, o porquê de sermos a única espécie a gerar resíduos que não são utilizados por outros seres, e por que ignoramos a maior fonte de energia que temos disponível, o Sol. Sem falar na dinâmica das marés, neste nosso vasto litoral. Quase me esqueço de outra alternativa, aquela que sozinha tem um potencial de 143 GW, maior do que o consumo total atual do nosso país, o poder dos ventos, que teve sua potencia divulgada pelo próprio Governo Federal através do Atlas Eólico.

Anteriormente, falei sobre resíduos, infelizmente os humanos geram resíduos que outras espécies não podem utilizar em sua cadeia natural de sobrevivência, no entanto, nós humanos evoluímos e estamos reduzindo, reutilizando e reciclando. Infelizmente, existe um resíduo que nem mesmo toda sabedoria humana conseguiu destinação e utilização segura, o Lixo Nuclear.

Alguns políticos e empresários, em especial alguns sergipanos, afirmam que a Energia Nuclear é limpa pelo simples fato de não advir do petróleo ou do carvão, isso é uma falsa afirmação, pois ela produz lixo radioativo que permanece perigoso para a saúde humana e para o ambiente por centenas de milhares de anos. Hoje, mais de 60 anos desde o início da operação dos reatores nucleares, não há solução segura para esse material extremamente perigoso. Assim, ela é suja, e não limpa.

Alguns “cientistas”, mais especificamente de algumas ciências exatas, os mesmos que excluem os seres vivos dos seus cálculos, ou seja, os mecanicistas, pelo fato de não conseguirem compreender as dinâmicas complexas e sistêmicas da vida, afirmam que o REATOR é extremamente seguro, e por isso o risco de acidentes é nulo. Essas pessoas esquecem que o transporte de combustível nuclear passa pelas maravilhosas estradas brasileiras, ou pelos aeroportos onde nunca acontecem acidentes. Elas esquecem que no Brasil, muitas obras são realizadas por empresas como a Galtama, como também esquecem que depois de utilizado, o combustível vira lixo nuclear, e os locais de armazenamento deste não têm a segurança do REATOR, passível de ataques terroristas, ou até de um simples erro na licitação corrupta.

Mas lembrem-se que os espertalhões dizem que é uma energia barata, uma verdadeira pechincha! Iremos construir uma usina nuclear pela bagatela de 05 milhões de reais, incrível! Agora, eles se esquecem de informar ao povo, que o tempo de vida da usina é de 40 anos, e que o custo de desativação é três vezes mais caro, e mesmo depois de desativada, sem gerar energia, o lixo vai continuar no seu quintal.

 É certo que as pesquisas sobre elementos atômicos trouxeram benefícios à humanidade, especialmente em sua aplicação na saúde, onde pudemos diagnosticar com mais precisão diversas patologias. Mas não podemos esquecer que fora algumas exceções, a utilização de tecnologia nuclear tem grande possibilidade de causar sofrimento. Lembrem-se do enriquecimento de Urânio e de sua utilização em Hiroshima e Nagazaki, lembre-se do medo que todo cidadão sente quando lembra dos diversos foguetes que estão nas mãos do Bush e do ditador Coreano. Não poderia deixar de citar os acidentes de Chernobyl (1986) e de Three Mile Island (1979), sem falar do maior acidente radiológico do mundo, ocorrido em Goiânia (1987), com o Césio 137.

Por todos esses simples motivos eu sou contrário à energia nuclear e peço PAZ! Vamos evoluir! Vamos olhar para frente e ver um futuro melhor, e juntos construiremos uma sociedade sustentável.

Cadu Silva http://www.cadusilva.com.br

Tags: , ,

Deixe um comentário