Água radioativa altera a rotina dos moradores de Caetité

by
 
Quinta, 25 de Fevereiro de 2010  
 
Cerca de 30 famílias do Povoado de Barreiro, zona rural do município de Caetité continuam consumindo água contaminada com altos índices de radioatividade pela falta de abastecimento adequado da prefeitura da cidade. Segundo o executivo local o abastecimento contínuo é caro e os cofres públicos não teriam condições de manter a oferta de água tratada.
A proibição da utilização da água de três poços no município aconteceu em janeiro, pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). Dos três poços, apenas um é de consumo da comunidade situada na zona rural. A prefeitura foi notificada e teve que garantir o abastecimento alternativo de água para as famílias atingidas. O não cumprimento da notificação implica na aplicação das penalidades previstas na Lei 11.612/09 (Lei das Águas).
Nesta quinta-feira (25), às 14h, o Ibama, a Embasa, representantes da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Secretaria de Saúde do Estado, Prefeitura de Caetité, representantes dos laboratórios de análise, entre outros órgãos, vão se reunir, na sede do Ingá, para discutir a situação do município.
Dentre os itens abordados está o risco que a população que consome a água contaminada está correndo. Durante a reunião pode ser estabelecida uma multa para a prefeitura pelo não cumprimento do fornecimento de água potável. Os casos de câncer na região aumentam a cada ano.
Segunda parte do relatório, que vai detectar o elemento e a quantidade que causa a radioatividade na água da cidade está previsto para ser entregue nesta sexta-feira (26).
Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: