Proteção de biomas está longe das metas

by

A criação de unidades de conservação ambiental é a política utilizada pelo país para perseguir a meta de proteger ao menos 10% de cada bioma e 30% da Amazônia. O compromisso foi assumido pelo Brasil em 1992, na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, conhecida como Eco-92, e o prazo para cumpri-lo termina em 2015.

O objetivo, porém, ainda está longe de ser alcançado. O bioma menos protegido é o costeiro e marinho: apenas 1%. O Pampa tem 2,8%, o Pantanal, 3%, a Mata Atlântica, 6,2%, o Cerrado, 6,7%, a Caatinga, 7,1%, e a Amazônia, 23,4%. Com isso, o Brasil possui hoje 16% do território protegido por unidades de conservação ambiental.

Neste ano, o Instituto Chico Mendes (ICM) pretende instalar mais 13 unidades, das quais a reserva do peixe-boi no Piauí e Ceará é a mais adiantada. Segundo informações do instituto, elas somam 1,5 milhão de hectares. O total de propostas em estudo, porém, chega a 334, o que superaria em número as 304 já existentes. O instituto divulga apenas os projetos que estão em nível mais avançado de avaliação.

No litoral brasileiro existem mais três projetos em andamento, nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. No Rio, a unidade estudada é o arquipélago das Cagarras, localizado a cinco quilômetros da praia de Ipanema. Em Santa Catarina, a área fica na baía de Babitonga, entre as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Em São Paulo, a intenção é ampliar a unidade de conservação da Estação Ecológica Tupinambás, formada por ilhas no litoral norte. (SM)

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: