Fiscais fecham serraria ilegal em Marabá

by

26/02/2010

Brasília – DF
Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis 
www.ibama.gov.br

Fiscais do Ibama fecharam nesta quarta-feira (24/02) uma serraria clandestina, que comercializava castanheiras-do-pará, na região de Itupiranga, a 50 km de Marabá, no sudeste do estado. No local, foram apreendidos 73 m³ de madeira já serrada e 182 m³ da árvore ainda em tora, quantidade suficiente para encher cerca de 13 caminhões. Toda a madeira, fruto do crime ambiental, será doada à prefeitura de Itupiranga e destinada a obras sociais.
Instalada sem licença ambiental em lugar remoto, 46 km adentro de uma vicinal da rodovia Transamazônica, a serraria já está sendo desmontada. Todo o maquinário foi apreendido e será retirado do local. Entre os equipamentos, também doados ao município, há um gerador de eletricidade a diesel com potência para abastecer uma escola rural.
A Operação Desmonte acontece sob a coordenação dos agentes federais da Gerência Executiva do órgão em Marabá, com o apoio da Polícia Militar.
De acordo com informações de moradores, o negócio ilegal pertence a um engenheiro florestal, que está sendo procurado pelo Ibama. Ele compraria as castanheiras extraídas ilegalmente. Pela quantidade de resíduos de madeira acumulados na serraria, os fiscais acreditam que o empreendimento ajudou a devastar milhares de castanheiras.
Quando identificado, o proprietário será multado em R$ 76,5 mil por ter em depósito a madeira sem autorização do órgão ambiental, além de receber outra sanção, de até R$ 10 milhões, por funcionar a serraria sem licença.
O fruto da castanheira-do-pará, cujo corte e comércio são proibidos por lei, tem grande importância como fonte de renda para as populações tradicionais do Pará, além de ser fundamental para a alimentação de diversas espécies da fauna amazônica.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: