Manifestantes bloqueiam entrada de fábrica de armas nucleares britânica

by

15/02/2010 – 12h17

Publicidade

da Folha Online

Centenas de militantes pacifistas bloqueavam na manhã desta segunda-feira a fábrica de armamentos nucleares de Aldermaston, sudeste da Inglaterra, para protestar contra a modernização do sistema estratégico britânico Trident –colocado a bordo de quatro submarinos.

A polícia diz haver cerca de 400 militantes na porta da fábrica. Já os ativistas falam em ao menos 800. eles chegaram ao local às 5h desta segunda-feira e muitos vieram de outros países da Europa, informou à agência de notícias France Presse Hans Lammesant, porta-voz da organização belga Vredesactie (ação pela paz).

Andy Rain/Efe

Ativistas da Campanha pelo Desarmamento Nuclear fecham entrada de fábrica de armamento nuclear no Reino Unido em protesto

 A polícia deteve dez manifestantes.

“Trata-se do mais importante bloqueio, em vários anos”, destacou Kate Hudson, presidente da campanha pelo desarmamento nuclear.

Lammesant afirmou que esta ação simbólica visa a protestar contra a modernização de armas estratégicas “que acontece em todos os lugares, como na França ou nos Estados Unidos, em contradição com uma mensagem em favor do desarmamento nuclear”.

Os manifestantes dizem que dois prêmios Nobel da Paz –Jody Williams, líder de uma campanha contra as minas terrestres, e Mairead Maguire, que militou contra a violência na Irlanda do Norte– estão entre os participantes da ação.

Com France Presse e Associated Press

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: