Wagner cria nova polêmica ao defender usina nuclear

by

 

A  Tarde
Paixão Barbosa

02.09.10

A polêmica da ponte Salvador-Itaparica deverá ser fichinha ante o que devemos esperar em relação à iniciativa do governador Jaques Wagner de lutar para que a Bahia abrigue uma das duas usinas nucleares que o governo federal pretende instalar no Nordeste.

Tudo bem que é difícil um governador desprezar a possibilidade de receber um projeto que tem um custo estimado em R$ 13 bilhões (é quanto se imagina que cada usina irá representar). Mas, com a péssima imagem que as usinas produtoras de energia nuclear possuem (quando o assunto vem à tona, só se pensa nos desastres como o de Chernobyl, na Ucrânia), Wagner vai ter um trabalhão para dobrar a a posição dos grupos ambientalistas e de parte da opinião pública contra a proposta.

No caso da Bahia, ainda há o obstáculo legal de a implantação de usinas nucleares ser proibida no nosso território, de acordo com o artigo 226 da Constituição do Estado. Mesmo com a folgada maioria que dispõe e a força de todo governo nas votações ali realizadas, a Assembleia Legislativa é sempre muito influenciada pelo peso da opinião pública e pode haver resistência à imprescindível mudança na legislação.

Mas, assim como no caso da ponte, o governador parece disposto a encarar mais uma briga e não leva muito a sério as opiniões contrárias, optando por atribuí-las a “preconceitos” e a “dogmas”. E ele pode até estar correto, mas que será um enorme abacaxi para descascar (ou dois, a contar com a ponte), disso não há dúvida.

http://politicaecidadania.atarde.com.br/?p=5196

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: