Hackers roubam milhões de dólares em créditos de carbono de empresas europeias

by

Hackers conseguiram milhões de dólares ao obter de forma fraudulenta e depois vender créditos de carbono de empresa europeias. Para dar o golpe, os cibercriminosos lançaram um ataque de phishing contra diversas empresas na Europa, Nova Zelândia e Japão. Segundo a revista Wired, os hackers teriam roubado 250 mil permissões de crédito de carbono de seis empresas, num valor total de mais de US$ 4 milhões. Os créditos foram vendidos para compradores que acreditavam estar participando de transações legítimas.

Emails que aparentavam ter sido enviados pela entidade responsável pela negociação de emissões na Alemanha pediam que funcionários dessas empresas, cujos nomes não foram revelados, voltassem a registrar suas contas por causa de um suposto ciberataque. Quando os funcionários desavisados digitavam suas informações numa página falsa cujo link aparecia no email, os hackers passavam a ter acesso às contas e transferiam os créditos de carbono para outras duas empresas, controladas pelos golpistas.

O golpe se vale de um esquema surgido após a aprovação de leis que limitam a quantidade de gases estufa que as empresas podem emitir. Pela lei, as fábricas podem exceder os limites determinados se comprarem os chamados créditos de carbono de outras companhias que produzem gases estufa abaixo do teto. Mais de 8 milhões de toneladas de emissões de CO2, no valor de US$ 130 bilhões, foram negociadas na Europa em 2009.

A Autoridade de Negociação de Emissões da Alemanha suspendeu o acesso a seus bancos de dados por uma semana para investigar o caso. Entidades da Bélgica, Dinamarca, Espanha, Hungria, Itália, Grécia, Romênia e Bulgária também foram paralisaram o funcionamento. Na Noruega, Áustria e Holanda o acesso também chegou a ser bloqueado, mas o sistema já voltou a funcionar.
LEIA A ÍNTEGRA DESTA NOTÍCIA O GLOBO
http://www.gabeira.com.br/noticias/temas/meio-ambiente/1774-hackers-roubam-milhoes-de-dolares-em-creditos-de-carbono-de-empresas-europeias

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: