Nuclear e deslizamentos – Blog do Gabeira

by

 

 

Quando a Br101, no trevo de Angra, foi interditada, o prefeito Tucá Jordão pediu o fechamento temporário da usina nuclear. A resposta da usina foi ganhar tempo. Qual o argumento de seus diretores: há outros roteiros de fuga. Acontece que a Br101 é a saída principal. Todas as simulações de desastre na área, algumas deles participei diretamente, previam um fluxo desimpedido na estrada.

Não havia naquele momento não nenhum perigo de acidente. Mas o princípio de segurança deve ser mantido. O que talvez se queira evitar é uma reflexão um pouco mais aprofundada sobre a grande fragilidade em nossas usinas. Em primeiro lugar, foram construídas no meio do caminho entre dois grandes centros urbanos. Em segundo lugar, a estrada é frágil: em terceiro, o terreno também é frágil e sujeito a chuvas fortes, inclusive agora com mudanças climáticas previstas.

Lembro-me de que junto com o atual Ministro Carlos Minc chegamos a fechar por três meses a usina de Angra, através de uma ação na justiça. Qual era o problema: exatamente a falta de segurança numa encosta que ameaça, potencialmente, uma parte das instalações.

Os acontecimentos mostram que é preciso fiscalizar a região de Angra. E mostram que é preciso criar um serviço de geologia estadual e não apenas centrado na cidade do Rio de Janeiro, como existe hoje.

Esta é a primeira lição de 2010.

Anúncios

Tags: ,

2 Respostas to “Nuclear e deslizamentos – Blog do Gabeira”

  1. William Kitzinger Says:

    Muito preocupante mesmo.

    Erros sucessivos e perigo constante.

    Parabéns pela atenção.

  2. Ramon Góes Says:

    investir em energia nuclear no Brasil é burrice vide o potencial de geracao de renovaveis e da instabilidade geologica de angra que é um grande perigo a seguranca da populacao !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: