INGÁ : INGÁ realiza nova coleta de águas na região de Caetité para análise – INGÁ – Notícias

by

INGÁ : INGÁ realiza nova coleta de águas na região de Caetité para análise

em 17/12/2009

 

Técnicos do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) coletaram amostras de água para análise em 15 pontos dos municípios de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora, no Sudoeste da Bahia, nos dias 05 e 06 de dezembro. A nova coleta foi determinada pelo diretor geral do INGÁ, Julio Rocha, no dia 1º de dezembro, após tomar conhecimento de que foram detectados índices de radioatividade alfa e beta acima do permitido pelo Ministério da Saúde nas águas da região de Caetité na última campanha de campo, realizada no final do mês de setembro.

A equipe coletou amostra de água de 15 pontos distribuídos em poços outorgados (com autorização para uso) ou não, que são utilizados pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e pela população das localidades, para abastecimento industrial e humano, em alguns pontos diferentes do último monitoramento, além de serem repetidas as coletas em pontos monitorados que apresentaram níveis de radiação acima do permitido pelo Ministério da Saúde.

Os parâmetros a serem analisados são: radiação alfa e beta, urânio e elementos de seu decaimento, como chumbo, rádio e tório, além de alumínio, ferro, fósforo e temperatura. Os resultados estão previstos para serem divulgados na primeira semana de Janeiro de 2010.

Investigação

A nova coleta tem o objetivo de identificar se a radiação é natural, já que o solo da região é rico em Urânio, ou se as atividades da INB podem ter contaminado as águas dos poços e mananciais. “A nova coleta irá avaliar de forma precisa a qualidade das águas que estão na unidade e no entorno da INB, o que irá balizar a análise do pedido de renovação de outorga. Os exames laboratoriais vão verificar se existem radionuclídeos nas águas coletadas e qual é o nível de radiação alfa e beta presente”, afirmou o diretor geral do INGÁ, Julio Rocha.

A campanha de coleta de amostras de água na região e as análises foram realizadas pelo INGÁ em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade Estadual da Bahia (Ceped/Uneb).

Roteiro de coletas

O primeiro dia da realização das coletas de água começou às 9h de sábado (05), nos poços e mananciais localizados na sede da INB. Após o minucioso mapeamento da região em que os poços estavam localizados dentro da propriedade da INB, no município de Caetité, os técnicos saíram acompanhados pelo físico e supervisor em Radioproteção, Leonardo Bernadino de Carvalho, e por técnicos da Estatal, que também realizaram coletas para análise no laboratório da empresa, localizado em Poços de Caldas, em São Paulo.

Dentro da INB, foram coletas águas de três poços outorgados; dois de utilização industrial e um de abastecimento humano para a localidade de Barreiro. Além disso, foram coletadas amostras de água da barragem Wilson Gouveia, formada por água de chuva e da contribuição do Córrego Cachoeira e do Riacho da Vaca – que é intermitente – e da Bacia de acumulação Joaquim de Ramiro, localizada na saída de água de um dos poços, no sentido da mesma barragem, utilizada para fins industriais.

Segundo dia de campanha

No domingo (06), foram retiradas amostras de 10 pontos. O primeiro local, visitado pelos técnicos, foi a caixa d’água da sede da Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb), utilizada como abastecimento pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa,) no município de Caetité. Depois, a equipe do INGÁ seguiu para a Torneira Pública de Maniaçu, que abastece o povoado e pertence ao mesmo município. Porém, a coleta no local não pôde ser realizada porque o chafariz já está lacrado pela Prefeitura Municipal. “O poço de Maniaçu foi fechado de acordo com a determinação do Ministério Público Estadual”, informou o secretário municipal do Meio Ambiente, João Antônio Portella Lopes.

Os outros pontos visitados para a coleta de água foram: Torneira Pública da Praça de Juazeiro, em Caetité; caixa d’água da fazenda Paiol, em Livramento de Nossa Senhora; caixa d’água na sede da Cerb utilizada como abastecimento pela Embasa, em Caetité; Poço em frente ao Colégio Dom Eliseu, em Lagoa Real.

Pontos onde foram feitas coletas de água para análise:

Município de Caetité:

Caixa d’água na sede da CERB utilizada como abastecimento pela Embasa (Rodovia Caetité/ Paramirim, a 3 km do município); Barragem Wilson Gouvêa; Torneira pública da Praça de Juazeiro, no povoado de Juazeiro, em Caetité; Bacia de acumulação Joaquim de Ramiro. Na saída de água de um dos poços da INB, à direita, no sentido da barragem Wilson Gouvêa; Poço outorgado INB (PC 43). Abastecimento humano para a localidade do Riacho das Vacas; Poço outorgado INB (PC 20). Abastecimento industrial, utilizado para irrigação das mudas do Horto da INB; Poço Fazenda Porteira. Abastece a localidade de Lagoinha; Poço outorgado INB (PC 01). Abastecimento industrial; Poço outorgado para a Prefeitura Municipal de Caetité para abastecimento humano da localidade de Barreiro.

Município de Lagoa Real:

Caixa de fibra de vidro na Fazenda Goiabeira, próximo ao povoado de Goiabeira; Margem da Lagoa Grande, em Lagoa Grande; Poço tipo amazona (cacimba), em frente ao Colégio Dom Eliseu, em Lagoa Grande; Caixa d´água Cerb, utilizada como abastecimento pela embasa no município;

Município de Livramento de Nossa Senhora:

Fazenda Paiol, Caixa D’água da fazenda, próximo ao povoado de São Timóteo; Tanque do Governo, no povoado de São Timóteo para abastecimento humano.

Monitoramento é permanente

Desde 2008, o INGÁ realiza trimestralmente a coleta e análise laboratorial de amostras de águas superficiais e subterrâneas em todos os pontos utilizados para abastecimento humano da população dos municípios de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora.

As campanhas, que fazem parte do Programa Monitora, analisam os parâmetros de radioatividade, urânio e de qualidade (ph, temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, coliformes termotolerantes, nitrogênio total, fósforo total e resíduo total).

viaINGÁ : INGÁ realiza nova coleta de águas na região de Caetité para análise – INGÁ – Notícias.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “INGÁ : INGÁ realiza nova coleta de águas na região de Caetité para análise – INGÁ – Notícias”

  1. Ramon Góes Says:

    Isso ae ! investigar DENTRO da áera da INB é muito importante …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: