INB é obrigada a pagar 1 milhão por vazamento omitido

by

Para quem ainda não leu no blog do green e para dar sequência a história:

Mais uma vez, a Indústrias Nucleares do Brasil S/A – INB, empresa que explora a mina de urânio no município de Caetité, foi autuada  pelo Ibama por descumprimento de condicionante da Licença Ambiental (condicionante 1.4 da Licença de Operação nº 274 de 2002), que determina o imediato informe ao órgão de qualquer acidente ocorrido no empreendimento. Por este motivo, a INB foi multada no valor de R$ 1 milhão.

O Acidente, denunciado pelo Greenpeace, foi escondido durante dias. A INB, após a nossa denúncia, se viu obrigada a manifestar-se. Alegou ter vazado apenas solvente orgânico e não ter havido nenhuma contaminação.

O IBAMA vistoriou o local no dia 18/11, mais de 20 dias após o vazamento.

De acordo com o relatório técnico, a equipe constatou a efetividade do vazamento do solvente orgânico contendo urânio, que transbordou dos tanques de processamento para a caixa de brita. Devido à forte chuva, esse material transbordou ainda para o sistema de drenagem das águas pluviais, atingindo a canaleta de drenagem, que direciona a água para a Barragem do Córrego do Engenho.

Como resultado, constatou-se a contaminação de 15 metros cúbicos de material (terra e brita), retirado da caixa de brita, e 33 metros cúbicos de solo contaminado da canaleta de drenagem.

Ou seja, diferentemente do que veiculou a INB, houve sim contaminação e houve também vazamento de urânio.

O Ibama também notificou a empresa a apresentar relatório detalhado sobre o acidente na Unidade de Concentração de Urânio – URA. Fica no ar a questão: Se a INB tentou esconder o vazamento, será que apresentará um relatório que apresente dados verdadeiros e contundentes sobre o vazamento de seu próprio empreendimento??

Semana passada, dia 16/11, ocorreu outro acidente, que também não foi comunicado ao IBAMA. Este porém, não recebeu nem um tipo de autuação, pois apesar do descumprimento, foi  considerado de pequenas proporções pelos técnicos do IBAMA.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: